segunda-feira, 23 de abril de 2012

Literatura infantil - Autores famosos também escrevem obras para crianças

Incentivar a leitura infantil é uma tarefa que deve fazer parte do cotidiano dos pais, da escola e da gente aqui da loja ECO também. Foi por isso que pesquisamos uma lista com os principais autores infantis que possuem obras muito bacanas para você comprar para o seu filho ler ou então para você mesmo ler para a garotada.

Adélia Prado
Quando Eu Era Pequena (Record)
A infância da menina Carmela em uma cidade pequena é o fio condutor da história. Já os pais terão a sensação de estar lendo as memórias da autora. 



João Ubaldo Ribeiro
Dez Bons Conselhos de Meu Pai (Objetiva)
“Não seja amargo”, “Não seja burro” e “Nunca seja medroso” são alguns dos conselhos que o autor recebeu de seu pai e coloca nessa obra.




Clarice Lispector
O Mistério do Coelho Pensante (Rocco)

Joãozinho é um coelho de pêlo branquinho que, quando a fome aperta, dá um jeito de abrir sua gaiola e sair em busca de comida. Nessas saídas, pega gosto pela liberdade.



Érico Veríssimo
As Aventuras do Avião Vermelho (Companhia das Letras) 
Preocupado com a desobediência do filho, Fernando, seu pai lhe dá de presente um livro. O menino se encanta com a história do Capitão Tormenta que viaja o mundo em um avião vermelho. Quando Fernando ganha um aviãozinho, está armado o cenário para muitas aventuras.

Pablo Neruda
Livro das Perguntas (Cosac Naif) 
“Por que o tubarão não ataca as impávidas sereias?” e “A fumaça fala com as nuvens?” são duas das 74 perguntas fora do comum do livro do poeta chileno, que faz o leitor criança ou adulto refletir.


Mário de Andrade
Será o Benedito? (Cosac Naif)
A construção de uma relação de amizade entre um homem vindo da cidade grande e um menino de 13 anos que vive na Fazenda Larga, no interior de São Paulo, é o tema desse livro.



José Saramago
O Silêncio da Água (Companhia das Letras)

À beira do rio Tejo, em Portugal, um menino vai pescar e fisga um enorme peixe, que arrebenta sua linha. Essa memória de infância do autor português é o ponto de partida da história.

Jorge Amado
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Cia. Das Letrinhas)

Fábula sobre o amor impossível entre um gato mau humorado e uma bela andorinha. O autor escreveu a história por causa do aniversário de um ano de um dos filhos e não tinha intenção de publicá-la.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/biblioteca-basica/2011/08/22/dez-grandes-autores-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário